Cavalos e seus significados e simbologias

Este texto foi extraído em sua íntegra do site: https://www.dicionariodesimbolos.com.br/cavalo/

O cavalo é um animal pertencente a ordem dos equinos que simboliza poderriqueza, liberdadevirilidade, sexualidadeforçavelocidadeespiritualidade e beleza. Foi crucial para o desenvolvimento das sociedades modernas e tem um vínculo com o ser humano que data desde 3000 a.C, aparecendo desde as artes rupestres nas cavernas.

Cavalo

Existem mais de 300 raças diferentes de cavalos atualmente e esse animal foi usado em diferentes campos de atuação, como na guerramobilidadeprodutividadeagricultura, entre outros.

É um símbolo universal de liberdade, pois andar a cavalo faz as pessoas se sentirem sem amarras, prontas para viajar e ir aonde quiserem.

Cavalo

Como um símbolo pré-histórico representa o vento, a tempestadeo fogoa água e as ondas. Tem a ligação dual com a noite e o mistério, ao mesmo tempo que é filho do fogo.

O cavalo apresenta significados em muitas culturas, dependendo da sua cor ou raça simboliza desde o mundo subterrâneo ou trevas até o universo celestial.

Para as tribos nativas americanas simboliza poderforça, liberdade e nobreza, pois quem dispõe desse animal em guerras, possui vantagem competitiva. As tribos que detinham mais cavalos eram as mais ricas ou nobres.

Simbologia do Cavalo para os Celtas

O cavalo é um símbolo de boa sorte e abundância para os celtas. É um animal que sempre esteve ligado à divindades, tanto deusas quanto deuses, além de ser a representação do sol.

Por fornecer grandes avanços na caça e na guerra, foi associado ao deus sol, que apresentava a figura de um cavalo com um rosto humano.

Uma deidade conhecida e apreciada pelos celtas é a Deusa Epona (em galês significa égua) ou Mãe-Cavalo, a qual simboliza fertilidade e tem a função de proteger os cavalos.

Cavalo

By: Teradiam

É a deusa favorita dos guerreiros e ganhou popularidade no Império Romano, sendo uma das únicas deusas celtas adoradas em Roma.

Representação do Cavalo na Cultura Chinesa

O cavalo é essencial na cultura chinesa, simboliza coragemintegridadediligênciapoder, fidelidadeinteligência espiritualidade, além de ter sido considerado o mensageiro.

Nos tempos de paz foi um importante meio de transporte, tanto de pessoas quanto de bens, como, por exemplo, na Rota da Seda do Sul (Tea-Horse Road), onde apresentou um papel central na história do comércio chinês.

É considerado o mensageiro, pois contribuiu para a introdução do Budismo na China. O Imperador Hàn Míngdì enviou 18 pessoas à Índia, a cavalo, para colher informações a respeito do pensamento budista.

É um símbolo de espiritualidade, visto que na tradição indiana, conta-se que Buda deixou o mundo físico montado em um cavalo alado branco e esse mesmo animal carregava os seus discursos e sermões.

Na guerra teria sido impossível a China construir seu império e formar um poderio militar sem a presença do cavalo. Ele também foi um símbolo político como forma de presente do império chinês.

Cavalo

”Logma ou Cavalo-Dragão”

Na mitologia e lendas chinesas existe um personagem chamado Longma (provém da junção dos elementos chineses long  “dragão” e ma  “cavalo”) ou Cavalo-Dragão, que simboliza inteligência e espiritualidade. É um cavalo que apresenta a cabeça e garras de um dragão e tem correlação com o espírito do Rio Amarelo.

Simbolismo do Cavalo para a Grécia e Roma Antiga

Para os greco-romanos o cavalo simboliza riquezapodervitória e honra, além de ser parte integrante da economia e da guerra.

Os romanos realizavam sacrifícios de animais no festival chamado Cavalo de Outubro, em adoração ao Deus Marte. Era uma comemoração agrícola e militar, onde eles sacrificavam o cavalo como símbolo de renascimento e fertilidade.

Na Grécia Antiga comprar e manter um cavalo era extremamente caro, somente a elite proprietária de terras era capaz. Por conta disso o animal simboliza riqueza e status.

Na mitologia grega o animal está presente em diversas lendas e tem correlação com vários deuses. O primeiro cavalo criado foi Pégaso, que é filho de Poseídon e Górgona. Ele simboliza o lado instintivo do ser humano, o lado dos desejos.

Cavalo

”Automedonte com os Cavalos de Aquiles” de Henri Regnault, 1868

Aquiles, herói grego, dispunha de dois cavalos imortais: Xanto e Bálios. Eles são símbolo de forçapoderimortalidade e sabedoria.

O centauro Quíron, metade homem e metade cavalo, foi abandonado pela sua mãe humana quando nasceu. Posteriormente foi encontrado por Apolo que lhe passou todos seus conhecimentos. Já adulto, se tornou símbolo de sabedoria, transformando-se em um grande médico e sábio.

Cavalo

”Quíron e Aquiles” de John Singer Sargent

Representação do Cavalo para os Mongóis

O povo nômade mongol tem uma relação profunda com os cavalos, tanto na paz, quanto na guerra, esses animais foram a base para a construção dessa sociedade. Símbolo de forçaresistênciavelocidadeliberdade e espiritualidade, é um animal que apresenta conexão com o sagrado.

Como se diz em um ditado: “Um mongol sem cavalo é como um pássaro sem asas”. A sociedade mongol foi construída historicamente com a equitação, as crianças aprendem a andar a cavalo por volta dos 3 anos.

Na guerra, na alimentação, no comércio, em praticamente todas as áreas o cavalo é essencial. Na guerra o imperador mongol Gêngis Khan conquistou boa parte do mundo somente construindo uma cavalaria potente.

Cavalo

”Cavalo do Vento da Mongólia” by Fry1989

O cavalo do vento (Khiimorхийморь) é um símbolo mongol que representa a alma no xamanismo. No Tibete, simboliza boa sorte e bem-estar. Ele pode ser visto em bandeiras e prédios na Mongólia.

Simbologia do Cavalo na Psicanálise

No campo da psicanálise, o cavalo está associado ao psiquismo inconsciente, não-humano, tem conexão aos relógios naturais e à impetuosidade dos desejos. Seguindo a perspectiva psicanalítica, o cavalo leva a noite ao dia, e se eleva de suas origens sombrias ao céu, deixando assim de ser lunar e sombrio para tornar-se celestial ou solar.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x